PPG divulga orientações para coordenações dos Programas de Pós-Graduação da UNEB

Prezados/as Coordenadores/as de Programa stricto sensu da UNEB. Com o início das ocorrências da COVID-19, em nosso Estado, os números que indicam o contágio aumentaram, significativamente. Seguindo as orientações de Decretos do Governo do Estado, da Comissão de Combate ao COVID-19 da UNEB e da Resolução CONSU nº 1406/2020, as atividades presenciais foram suspensas e passamos a desenvolver o trabalho remoto junto aos nossos coletivos de trabalho.

Em sua segunda Nota, a PPG vem atualizar recomendações e orientações para estes trabalhos. Assim, informamos que:

  1. Seguimos em trabalho remoto, disponíveis nos seguintes e-mails: gabinete.ppg@uneb.br; posgraduacao.ppg@uneb.br; pesquisa.ppg@uneb.br; programaic@uneb.br.
  2. Temos mantido contato com as Coordenações dos PPGs UNEB por mensagens online [E-mail e WhatsApp] e utilizando o Teams. Assim, é imperativa a atenção ao e-mail institucional por cada docente e técnico dos Programas.
  3. As atividades presenciais dos Programas de Pós-graduação seguem suspensas.
  4. As Bancas de Exame de Qualificação e Defesa devem ser realizadas, garantindo a integralização curricular do período, com a participação online da Orientação e do Membro Interno do Programa, mediadas pelo uso de recursos tecnológicos. Ao Membro Externo é facultada a presença online ou o envio de Parecer avaliativo do trabalho apresentado.
  5. As Sessões de Orientação devem continuar a ocorrer, com envio do Plano de Ação para os discentes – cronograma das atividades, sugestões de leitura…
  6. As Reuniões de Colegiado, Linhas/Áreas dos Programas e Grupos de Pesquisa devem acontecer com a utilização, preferencialmente, do suporte institucional online.
  7. O Cronograma do Coleta Capes foi prorrogado pela CAPES, mais uma vez, até 05 de junho. A Gerência de Pós-graduação (GPós) segue acompanhando o preenchimento da Sucupira e emitindo orientações e pareceres sobre os Relatórios Descritivos postados, referente ao ano de 2019. Destacamos a importância desta apreciação, antes da submissão à Sucupira, para que a PPG homologue as postagens feitas pelos Programas, na Plataforma.

Sabemos que precisamos rever metodologias para este contexto que se instalou, e contamos com o apoio institucional para isto. Eventuais dificuldades para realização das atividades com utilização da mediação tecnológicas devem ser informadas, por escrito, à Coordenação do Curso, para que sejam solicitados suporte junto à GERINF.

Esperamos que este momento atual se reverta em tempos de aprendizagens nos quais outros saberes-fazeres se estabeleçam, sem que percamos a compreensão da importância da coletividade!

Seguimos a disposição, contando com a parceria de todos/as, em atenção às demandas institucionais.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG)


Previous Article
Next Article