Bolsas Pró-Reitoria da CAPES na UNEB

Foram concedidas para a UNEB ‒ pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ‒ 14 (quatorze) bolsas (08 de Mestrado e 06 de Doutorado) na cota de bolsas e/ou auxílios escolares para as pró-reitorias, conforme Ofício circular n. 5/2022-GAB/PR/CAPES.  Tais bolsas objetivam atender às políticas institucionais de apoio a temas estratégicos definidos pela UNEB para Pós-graduação Stricto sensu.

Memo nº 094/2012

Nesse sentido, a PPG, visando atender à demanda de qualificação científica dos programas dentro de nossa universidade e atendendo às exigências de alocação constantes na Portaria n. 73/CAPES, de 6 de abril de 2022, através da Comissão de Bolsas 2022, utilizou os critérios constantes na própria Portaria e os listados abaixo para distribuição das referidas bolsas no âmbito da UNEB:

Critérios Capes Portaria n° 73/2022:

Art. 2º A alocação da cota de bolsas de estudo e/ou auxílios escolares pela pró-reitoria ou órgão equivalente nos programas de pós-graduação passíveis de fomento obedecerá os seguintes critérios:

I – temas estratégicos definidos pela pró-reitoria ou órgão equivalente; e

II – cursos ofertados nos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

§ 1º A aplicação dos critérios definidos nos incisos I e II do caput deste artigo é obrigatória, sob pena de suspensão da concessão.

§ 2º A pró-reitoria ou órgão equivalente poderá aplicar critérios adicionais, desde que aqueles dispostos nos incisos I e II do caput deste artigo sejam priorizados em relação aos demais.

§ 3º A pró-reitoria ou órgão equivalente motivará a definição dos temas estratégicos a que se refere o inciso I do caput deste artigo e a eventual aplicação e priorização de critérios adicionais a que se refere o seu § 2º.

A partir de tais critérios alinhamos que a interiorização da pós-graduação, o trabalho direto com os temas da economia solidária, tecnologia social, diversidade cultural e estudos da saúde, além de atentar ao IDHM dos municípios sede dos programas, bem como dos municípios atendidos na jurisdição dos programas de modo geral. Nesse aspecto, atendemos também aos programas do município de Salvador, por concentrarem algum dos temas estratégicos.

Critérios internos complementares:

  • Programa acadêmico com nota a partir de 4 que não seja em rede
  • Programa em fase consolidação ou novo
  • Programa que não tenha cota de bolsa CAPES aberta (desocupada)
  • Programa com menor número de bolsas ativas
  • Programa que preencheu todas as vagas de bolsas no prazo devido
  • Programa não atendido com a concessão de bolsa CAPES em 2022.

Os critérios complementares integram-se aos anteriores, no sentido de garantir a distribuição da cota de bolsas que a Universidade recebeu e, fomentar a qualificação da pós-graduação no âmbito da UNEB.

As bolsas foram distribuídas do seguinte modo:

Distribuição das Bolsas CAPES para Mestrado e Doutorado

Assim, encaminhamos a distribuição da cota de bolsas Pró-Reitoria atendendo às recomendações da CAPES visando aprimorar a qualificação do processo de fomento à pesquisa na nossa instituição em diversas áreas do conhecimento.

A UNEB e o incentivo à pesquisa científica.

Baixe a versão em PDF

Next Article