AUTOAVALIAÇÃO – EGRESSOS E DISCENTES
Você sabe o que é a autoavaliação CAPES?
Consiste no processo de avaliar a si próprio, uma avaliação interna institucional da atuação dos programas de pós-graduação. Ela é fundamental para os programas de pós-graduação no Brasil, por meio dela, podemos identificar pontos fortes e fracos que norteiam melhorias contínuas aos programas.
Como acontece?
A CAPES monitora a autoavaliação dos programas de pós-graduação no Brasil quadrienalmente. Os programas alimentam a plataforma Sucupira com dados a partir de três grandes grupos: formação, programa e impactos na sociedade.
Qual a importância da Autoavaliação?
É importante para identificar junto com a comunidade, pontos fortes e fracos dos programas.A autoavaliação é um dos critérios para atribuição de nota que a CAPES concede aos programas.
O que eu tenho haver com isso?
Tudo! Você docente, discente, egresso e servidor tem participação fundamental para apontar as possíveis melhorias do programa, para que o programa consiga atingir nota máxima na avaliação CAPES!
O que a nota CAPES confere ao programa?
Ela demonstra o nível de maturidade intelectual acadêmica e a consolidação da pós-graduação na UNEB, gerando confiabilidade na comunidade externa, incidindo assim na ampliação do números de bolsas e no valor de custeios para estruturação do programa.
Como devo contribuir para que meu programa seja bem avaliado?
O primeiro passo é manter sempre seu Currículo Lattes atualizado. Qualquer produção intelectual deve estar presente nele. Porém, há itens da produção intelectual que contribuem para uma melhor avaliação, são eles: artigo em periódico qualificado, obras completas, capítulos de livros qualificados e produção técnico tecnológico (PTT).
Para atualização do currículo Lattes acesse: Plataforma Lattes (cnpq.br) Em seguida clique no item do lado direito: Atualizar Currículo Lattes.
O segundo passo é realizar toda e qualquer solicitação de qualificação ou defesa pelo sistema Pandora, pois ele gera um relatório quantitativo das ações dos discentes. Isto favorece a coleta de dados dos coordenadores. Acesse o sistema através do endereço : Pandora – Sistema Integrado de Gestão da Informação da Pós Graduação Stricto Sensu (uneb.br). Faça Login com usuário e senha da rede UNEB. Em seguida clique na aba agendamento de banca. Para mais detalhes acesse o manual pandora, Manual_PANDORA_Discente_Sistema (uneb.br) na página 15.
O terceiro passo é avaliar internamente seu programa. A autoavaliação para CAPES é fundamental para mensurar como se dão as relações de formação acadêmica.
Como faço para avaliar o programa?
É SIMPLES E RÁPIDO!
Você, discente, docente, egresso e técnico administrativos entrarão em contato com os programas para utilizar as ferramentas de autoavaliação desenvolvidas por eles. Lendo o código de Qr Code, você acessa a lista dos programas e o contato.
Você também pode elaborar suas questões de sugestão e encaminhar para o programa, isto servirá de subsídios para o relato da autoavaliação.